Publica-se em 09 de Junho de 2015 a Resolução RDCn°24, trata-se dos critérios e procedimento para o recolhimento e rastreabilidade de alimentos. Se aplica aos estabelecimentos que realizam atividades de produção, industrialização, armazenamento, fracionamento, transporte, distribuição, importação e comercialização de alimentos. Estão inclusos os alimentos in natura, bebidas, águas envasadas, ingredientes alimentares, matérias primas alimentares, aditivos alimentares, coadjuvantes de tecnologia de fabricação, embalagens e outros materiais em contato com alimentos.
A rastreabilidade é o conjunto que permite detectar a origem e acompanhar a movimentação de um produto ao longo das etapas da cadeia produtiva, mediante dados de informações. A rastreabilidade é fundamental para que a empresa consiga realizar o recolhimento.
O proposito do recolhimento é remover os produtos não conformes de circulação, quando houver violação de regulamentos e legislações, problemas de qualidade ou quando o mesmo possa apresentar periculosidade a saúde pública.
O recall pode afetar drasticamente seu negócio, portante temos que investir em sistemas, readequar o processo se necessário, envolver os funcionários para conseguir implementar um sistema de rastreabilidade eficaz.
Como podemos garantir a rastreabilidade de um produto?
Mantendo os registros organizados de maneira que possamos identificar com eficaz as empresas anteriores e posteriores na cadeia produtiva e também os produtos recebidos e distribuídos. As informações devem ser mantidas são:
Vamos treinar e ajudar você a alcançar seus objetivos de negócios.
Na Food Control, podemos guiar você a cada passo do caminho.
Junte-se à nós. O que você está esperando?
Dê o primeiro passo hoje.